sábado, 4 de setembro de 2010

Desapegando - homenagem aos amigos que se foram

Por que todas as pessoas que mais gostamos precisam ir embora? Talvez uma das grandes lições nesta vida seja aprender a me desapegar das pessoas. Todos aqueles que já se foram deste mundo, desta cidade ou da minha vida de certa forma levaram um pouco de mim e deixaram um pouco de si.

Estiveram presentes nos momentos mais difíceis e nos fizeram seguir em frente. Nos ensinando a rir e mostrando as coisas belas do caminho: o amor, a amizade, o perdão, o sol, o sorriso, a dança...Os pequenos detalhes que se tornaram de imenso valor, já que todos mostraram que valia a pena viver e ensinaram que seguir era melhor que desistir.

Por eles, a gratidão e a pequena homenagem nas linhas e palavras que não estarão perdidas no sussurro de uma confissão. Os amigos, eternos e caros. Mesmo não sabendo a importância que tem em nossa vida e história, permanecem sendo amados e queridos.


Ter notícias é relembrar com prazer dos velhos tempos, não tão velhos assim, mas muito distantes. Tempos sem preocupações, de risadas e ironias gostosas, de falatório sem importância intelectual, de brincadeiras fáceis e eternas. Tempo bom aquele, preguiçoso, de fandangos de presunto e biscoito de polvilho, de aviões de papel e guerra de canetinha.



Tempos estes inesquecíveis, de conversas profundas e espiritualizadas, de sorrisos provocantes e músicas empolgantes. Lembranças de discussões e debates à toa, e atitudes só para chamar a atenção. Tempos de molecagem e inocência.

Saudades, o que fazer? Desapegar? O que seria além da nostalgia?

A vida segue em frente e as pessoas continuam indo e vindo, num movimento infinito. Ninguém para por muito tempo, será que ninguém vai ficar? Será que alguém vai permanecer e seguir a estrada compartilhando os passos?


Não sei
Devemos desapegar...
Das coisas
Das pessoas
Será que estamos indo embora?
É o que fazemos quando estamos partindo.
Desapegar
Matar as saudades
Fazer o que sempre quisemos fazer
Elevar os sonhos
Rever as pessoas
Nos despedir
E partir
Partir para onde?
Mas já, tão cedo?
Não sei
Só sei que devemos nos desapegar...
E rezar para que todos vivam felizes
Que sejam felizes
E nós?
Alguém reza por nós?
Não sei
Só ame e ame incondicionalmente
Mostre o que as pessoas não conseguem ver
E deixe-as ir em paz. Desapegue.

2 comentários:

joarlan gomes de oliveira. disse...

magnifico, suas palavras me fiseram ir aos prantos, pois me lembraram amigos que perdir, parabensss...

Paula Lira disse...

Obrigada pelo carinho Joarlan. Amigos são realmente a melhor coisa do mundo.