sábado, 17 de julho de 2010

A informação através dos tempos

O conceito de que, quem detém a informação tem o poder, se encaixa muito bem tanto nos tempos atuais, onde a informação é difundida de forma globalizada, como na Idade Média, quando poucos conheciam e detinham a informação.



Num tempo quando não existia a prensa, e onde tudo era controlado, até mesmo nossa imaginação, a Igreja dominava durante séculos e poucas eram as pessoas que sabiam ler e escrever, o clero ou a nobreza, eram os únicos com acesso a cultura. Ainda sim, tinham sua hierarquia, e nem todos da classe eram tratados da mesma forma, assim como o acesso a certos livros era proibido e o conhecimento era limitado conforme os interesses de quem estava no topo da hierarquia.



O povo não tinha vez, afinal quanto menor o número de pessoas que tivessem o mínimo de conhecimento, maior era a zona de dominação da Igreja, pois o Papa não ia querer que camponeses se rebelassem contra seus reis, mas principalmente contra ele mesmo. Portanto, ele cuidava para que seu rebanho não se perdesse. Uma das formas de controle daquela época era a Inquisição, onde todo aquele que não agisse conforme as leis, que expressasse idéias contrárias ou diferentes da Igreja, por simplesmente não ser bem visto ou ser denunciado por alguém importante, era motivo para ser preso, torturado, provavelmente queimado e condenado à heresia.

Livros eram raros, nem todos eram de livre acesso, mas eram as únicas portas para expressar as opiniões, idéias, discussões e teorias de seus autores, na sua maioria filósofos como o livro de Aristóteles, no filme “O nome da rosa”. Justamente por estes motivos é que a Igreja confiscou muitos deles, já que entravam em conflito com as idéias pregadas pelo clero.

Situação parecida foi vivida muitos séculos depois, nos tempos de ditaduras,quando o controle da informação foi vital para a sobrevivência dos regimes, a imprensa já existia,assim como o acesso a livros,a escolas e ao conhecimento. No entanto, tudo era controlado, como na Idade Média, até mesmo o pensamento, de pequeno já era implantado uma idéia na mente das crianças, a qual elas seguiam fielmente, como no regime nazi-fascista. Só era autorizada a divulgação de notícias a favor do regime, quem contrariasse estas leis, era preso, torturado e morto. Em alguns países, esta ainda é uma realidade.

Atualmente a informação ainda é motivo de dominação e controle, só que agora em escala global. Os países que detém o conhecimento e a informação são os que detêm o poder sobre aqueles que somente copiam suas idéias, como os países em desenvolvimento. Porém dentro de um mesmo país ocorre o mesmo fenômeno de séculos atrás, aqueles que têm acesso a mais informações e conhecimentos são os que detêm de poder aquisitivo maior, e podem assim dominar a massa trabalhadora, que normalmente não tem tempo ou interesse de saber mais do que lhe é possível ver.

Por isso, o acesso à informação é tão importante, pois o abismo que se forma é enorme, assim ela se torna o único elo que pode unir as duas extremidades e diminuir a desigualdade social.

Nenhum comentário: