sábado, 17 de julho de 2010

Pequena cidade, grandes problemas

Peruíbe cresceu muito nos últimos dez anos, e vem acumulando problemas de grandes cidades, a falta de seriedade na gestão pública do Portal da Juréia tem deixado cada dia mais a população abandonada.

Problemas com transportes nunca foi novidade para nenhuma cidade, mas nos últimos anos o descaso na cidade tem atrapalhado a vida de muitas pessoas que dependem do transporte público.

Durante o levantamento de dados para a matéria abaixo, enquanto falava por telefone com um funcionário da Câmara que não quis se identificar me contou que naquele exato momento um ônibus estava quebrado no meio da estrada de terra no Guaraú. E um grupo de crianças tentando chegar a escola, estava continuando o trajeto a pé. Para quem não conhece o bairro, ele fica muito afastado do centro da cidade, sendo necessário atravessar um morro, em uma estrada tortuosa de uns 7 km, além de grande parte das ruas serem de terra. O que estava sendo feito? A Secretaria de Educação estava tentando...TENTANDO enviar um ônibus da prefeitura para buscá-los.

Os problemas podem ser grandes, mas se tornam piores quando são empurrados para debaixo do tapete, esperando a próxima gestão.
Comissão em Peruíbe registra problemas com os ônibus municipais
Para apurar as possíveis irregularidades do contrato da empresa de transportes municipais Intersul, uma Comissão foi formada pelos vereadores da Câmara Municipal de Peruíbe. As reclamações mais comuns da população são sobre a falta de ônibus, as péssimas condições dos veículos, a falta de adaptação para deficientes físicos e para circular na zona rural.


O diretor do Departamento de Trânsito (Ditran) de Peruíbe, Roberto Modesto, por telefone afirma ter recebido muitas reclamações encaminhadas pela Ouvidoria Pública sobre o atraso do horário dos ônibus, principalmente porque muitas crianças estão perdendo aula. Apesar das reclamações freqüentes dos moradores só existem oito processos registrados sobre o assunto. Ele acredita que a dificuldade maior está com as condições das estradas, já que nos bairros mais afastados e que pertencem à zona rural, as vias são de terra e a chuva tem deixado a situação ainda pior.


O grupo de vereadores já visitou dois bairros, realizando audiências públicas com a comunidade, filmando e gravando as irregularidades com funcionários da Câmara, como o caso da região do Bananal e da Barra do Una, que só há um ônibus disponível para a linha, se o veículo quebra ou atola a empresa não disponibiliza outro para o local. Ainda serão visitados outros dois bairros que continuam tendo muitas dificuldades com os horários dos ônibus, porém ainda estão analisando o cronograma das audiências. A Comissão tem um prazo de 90 dias para apresentar o relatório final. O gerente da empresa de transportes Intersul não foi localizado para esclarecer o assunto.


Enquanto o relatório final não sai, a população continua nos pontos de ônibus sem saber o horário em que o ônibus irá passar. Neide Reis, uma senhora sentada escondida atrás do aglomerado que se forma na hora do almoço no ponto de ônibus próximo a rodoviária, desabafa que "os ônibus demoram muito, eles deveriam manter o mesmo horário". Irani Soares de Almeida, moradora e usuária freqüente do ônibus da linha bairro Guaraú reclama que "os horários estão horríveis principalmente para os bairros afastados, além de atrasar, existem poucos ônibus que fazem a linha e vivem quebrando no caminho".

Nenhum comentário: